A SpaceX Crew-9 da NASA completou a nona missão comercial de rotação de tripulação da agência para a Estação Espacial Internacional na terça-feira, pousando com segurança em uma nave espacial SpaceX Dragon na costa de Tallahassee, Flórida, no Golfo da América.
Os astronautas da NASA Nick Hague , Suni Williams e Butch Wilmore , e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, retornaram à Terra às 17h57 EDT. As equipes a bordo das naves de recuperação da SpaceX recuperaram a espaçonave e sua tripulação. Após retornar à costa, a tripulação voará para o Johnson Space Center da NASA em Houston e se reunirá com suas famílias.
“Estamos entusiasmados por ter Suni, Butch, Nick e Aleksandr de volta após sua missão de meses de duração conduzindo ciência vital, demonstrações tecnológicas e manutenção a bordo da Estação Espacial Internacional”, disse a administradora em exercício da NASA, Janet Petro. “Por orientação do presidente Trump, a NASA e a SpaceX trabalharam diligentemente para antecipar o cronograma um mês. Esta tripulação internacional e nossas equipes em terra abraçaram o desafio da Administração Trump de um plano de missão atualizado e um tanto único, para trazer nossa tripulação de volta. Por meio de preparação, engenhosidade e dedicação, alcançamos grandes coisas juntos para o benefício da humanidade, expandindo os limites do que é possível da órbita baixa da Terra até a Lua e Marte.”
Hague e Gorbunov decolaram às 13h17 do dia 28 de setembro de 2024, em um foguete SpaceX Falcon 9 do Complexo de Lançamento Espacial 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. No dia seguinte, eles atracaram na porta frontal do módulo Harmony da estação. Williams e Wilmore foram lançados a bordo da espaçonave Starliner da Boeing e do foguete Atlas V da United Launch Alliance em 5 de junho de 2024, do Complexo de Lançamento Espacial 41 como parte do Teste de Voo da Tripulação da Boeing da agência. A dupla chegou à estação espacial em 6 de junho. Em agosto, a NASA anunciou o retorno não tripulado da Starliner à Terra e integrou Wilmore e Williams como parte da Expedição 71/72 da estação espacial para um retorno na Crew-9. A tripulação de quatro pessoas desacoplou à 1h05 da terça-feira para começar a viagem para casa.
Williams e Wilmore viajaram 121.347.491 milhas durante sua missão, passaram 286 dias no espaço e completaram 4.576 órbitas ao redor da Terra. Hague e Gorbunov viajaram 72.553.920 milhas durante sua missão, passaram 171 dias no espaço e completaram 2.736 órbitas ao redor da Terra. A missão Crew-9 foi o primeiro voo espacial de Gorbunov. Hague registrou 374 dias no espaço em suas duas missões, Williams registrou 608 dias no espaço em seus três voos e Wilmore registrou 464 dias no espaço em seus três voos.
Ao longo de sua missão, a Crew-9 contribuiu para uma série de atividades científicas e de manutenção e demonstrações tecnológicas. Williams conduziu duas caminhadas espaciais, acompanhadas por Wilmore em uma e Hague em outra, removendo um conjunto de antena de grupo de radiofrequência da estrutura da estação, coletando amostras da superfície externa da estação para análise, instalando remendos para cobrir áreas danificadas de filtros de luz em um telescópio de raios X e muito mais. Williams agora detém o recorde de tempo total de caminhada espacial por uma astronauta mulher, com 62 horas e 6 minutos fora da estação, e está em quarto lugar na lista de duração de caminhada espacial de todos os tempos.
Os membros da tripulação americana conduziram mais de 150 experimentos científicos e demonstrações tecnológicas exclusivos entre eles, com mais de 900 horas de pesquisa. Esta pesquisa incluiu investigações sobre o crescimento e a qualidade das plantas, bem como o potencial da tecnologia de células-tronco para tratar doenças do sangue, distúrbios autoimunes e cânceres. Eles também testaram sistemas de iluminação para ajudar os astronautas a manter os ritmos circadianos, carregaram o primeiro satélite de madeira para implantação e coletaram amostras do exterior da estação espacial para estudar se os microrganismos podem sobreviver no espaço.
A missão Crew-9 foi o quarto voo da nave espacial Dragon, chamada Freedom. Ela também apoiou anteriormente a SpaceX Crew-4, a Axiom Mission 2 e a Axiom Mission 3 da NASA. A nave espacial retornará à Flórida para inspeção e processamento nas instalações de reforma da SpaceX na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, onde as equipes inspecionarão a Dragon, analisarão dados sobre seu desempenho e começarão o processamento para seu próximo voo.
O voo Crew-9 faz parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA , e seu retorno à Terra ocorre logo após o lançamento da Crew-10 da SpaceX da NASA, que atracou na estação em 16 de março, dando início a outra expedição científica de longa duração.
O objetivo do Commercial Crew Program da NASA é o transporte seguro, confiável e econômico de e para a estação espacial e a órbita baixa da Terra. O programa fornece tempo adicional de pesquisa e aumentou as oportunidades de descoberta a bordo do banco de testes de microgravidade da humanidade para exploração, incluindo ajudar a NASA a se preparar para a exploração humana da Lua e de Marte. (Com informações NASA)